Sexta-feira, 18 de Julho de 2008
Aprender...compensa!

Boa tarde amigos!
Com o final do ano lectivo, todos os anos tenho que me afastar um pouco da net. Este ano não foi excepção pois para além do normal dos anos transactos, tive um acréscimo de trabalho, o qual me deu um enorme prazer realizar. Trabalhei com os pais de alguns dos meus alunos que resolveram voltar a estudar ingressando na Iniciativa Novas Oportunidades.
Este projecto procura dar resposta aos baixos índices de escolarização dos portugueses através da aposta na qualificação da população, concretizando-se em duas ideias-chave: uma Oportunidade Nova para os jovens e uma Nova Oportunidade para os adultos. As acções dirigem-se a pessoas com mais de 18 anos que não concluíram o 9º ano de escolaridade ou o ensino secundário, tendo em vista aumentar as suas qualificações de base.
O projecto Novas Oportunidades tem um objectivo ambicioso. Alguns dizem que demasiado ambicioso: formar um milhão de portugueses até 2010. Em Portugal, apenas 20% da população adulta completou o ensino secundário, ao passo que a média da União Europeia é de 70%. Mas entre alunos mais velhos (e são sobretudo mulheres) há também os mais novos, com menos de 24 anos de idade, que não concluíram o 6º, o 9º ou o 12º ano de escolaridadeTrabalhar com gente de uma faixa etária diferente das que estou habituada, tem-me dado imenso prazer. São pessoas cheias de força de vontade de aprender, pessoas empreendedoras, com muita garra que não se deixam “amedrontar” pelos “entas”.
Alguns estão desempregados e vêem nesta formação a esperança de um emprego. Para outros, é uma questão de valorização pessoal. De recuperar algo que lhes foi roubado noutros tempos em que até convinha que o povo fosse pouco esclarecido.

Fica aqui o desafio a todos os que não acabaram o secundário...aproveitem esta oportunidade. É fácil e verão o prazer que vos dará voltar aos bancos da escola....não receiem. É, apenas, duas vezes por semana...Deitem mãos à obra que em menos de um ano estarão a receber o vosso diploma.





Publicado por bitu às 19:51
link do post | comentar


.:Madrinha ISA(SINGULARIDADES):.