Sábado, 23 de Maio de 2009
“Resiliência é uma capacidade universal que permite que uma pessoa, grupo ou comunidade previna, minimize ou supere os efeitos nocivos das adversidades.” (Grotberg, 1995, p.7)

 

 

"A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas."
                               (Horácio)

 

 

“Era uma vez um pequeno bosque ao lado de um rio. O bosque era repleto de  árvores e de um canavial.

A árvore mais imponente do bosque era um carvalho que tinha um tronco muito grosso e raízes profundas. Este carvalho tinha o estatuto mais importante do bosque devido ao seu porte e as menos importantes seriam as folhas de canavial que, ao lado dele, eram diminuídas pelo seu tamanho.

Um dia veio uma enorme tempestade. As árvores e as plantas estremeceram. O carvalho manteve-se intacto enquanto o vento dobrava as folhas no canavial.

A tempestade piorava e os ventos cada vez eram mais forte. O carvalho não resistiu ao vento feroz  e partiu-se pelas raízes caindo no rio.”

 

Ao ter que fazer uma reflexão sobre o tema "Resiliência" ( a resiliência é um processo de persistência face à adversidade), fiz uma pequena retrospectiva e conclui, não sei se bem ou mal, que me posso considerar uma pessoa resiliente. Tenho passado bons momentos na minha vida mas dificuldades e grandes problemas também preencheram certos períodos na minha vida. Felizmente, tive sempre a coragem de os enfrentar e acreditar que os ultrapassaria da melhor forma. Os impossíveis de resolver, e quem me conhece sabe do que falo, aceitei-os e adaptei-me da melhor maneira que consegui. A cada dificuldade que surge, procuro não desanimar, adaptar-me e ser uma pessoa positiva, acreditando que conseguirei superar.

É esta forma positiva de viver a vida que tento passar à minha família e a todos os que de perto convivem comigo. Todas as pessoas quando nascem têm a capacidade de resiliência. Desenvolve-se nas crianças mas  também se pode desenvolver nos adultos, no entanto, é mais fácil começar desde cedo. Esta capacidade também tem que ser cultivada e estimulada. Cultivemo-la e ajudemos os outros a desenvolverem-na para que nos tornemos mais resistentes às frustrações e  hábeis na procura de solução para os problemas. Adaptemo-nos e sejamos tolerantes à mudança, como foi o caso do canavial da nossa história.

Aceitar a mudança faz parte da vida. Estreitar os laços afectivos , criar uma boa relação com a família e os amigos, evitar encarar as crises como problemas sem solução, aproveitar as oportunidades de autoconhecimento, manter a esperança e cuidar de nós mesmos prestando atenção aos nossos sentimentos e necessidades; são maneiras de construir a resiliência.

       Transmitamo-las aos outros!

 

 

 Acredito que foi graças a esta minha determinação e vontade de vencer a adversidade que hoje posso estar aqui convosco a festejar mais um aniversário.

Neste dia quero agradecer à minha família e aos meus amigos, todo o apoio e todo o amor que me têm dado ao longo destes 27 anos que não têm sido nada fáceis.

Agora brindemosà vida, ao amor e à amizade. Apesar de, este ano já não poder contar com a presença fisica do meu grande amigo  Armando, acompanhar-nos-á porque está presente no nosso coração para sempre.

 

 




:

Publicado por bitu às 19:22
link do post | comentar

20 comentários:
De delta a 23 de Maio de 2009 às 23:56
Mas tu não fazes anos só amanhã???
Mais precisamente daqui a 4 minutos???




De bitu a 24 de Maio de 2009 às 00:06
Pois é amiga....acho que omeu relogio esta adiantado. Já ao percebo nada. Ajuda-me lá ou não partilhoo champanhe contigo...bebo sozinha...lol


De bitu a 24 de Maio de 2009 às 00:08
E mais....só agora estou a ver que me esqueci do bolo. Só trouxe as taças...os anos passam e fazem destas...


De delta a 24 de Maio de 2009 às 00:25
Ia jurar que já tinha visto um bolo aqui...

E onde é que escondeste as garrafas de champagne???

hummmmmmmmmmm.... cá para mim isso é tudo culpa do PDI

Dizem as más línguas que todos nós lá chegaremos um dia... uns mais depressa que outros!!!


De delta a 24 de Maio de 2009 às 00:18
Tu não bebes mais!!!




Acreditas que já nem sei onde tenho as coisas no pc??? A minha filha andou em arrumações e agora nem sei onde tenho as minhas pastas!!!

Enquanto não as encontro desejo-te já um Feliz Aniversário...


De bitu a 24 de Maio de 2009 às 00:31
Olha que isto deve ser efeito do tinto da Vidigueira que bebi ao jantar...anda lá....pergunta à tua filha onde guardou as pastas...isto das filhas mexerem nas coisas das mães tem que acabar


De delta a 24 de Maio de 2009 às 00:56
E agora desapareceram as taças???!!!!



De bitu a 24 de Maio de 2009 às 09:40
Desconhecia os teus dotes de pasteleira ....o bolo não poderia estar melhor.
Obrigado amiga. Agora vamos lá procurar as taças para o momento do tchim tchim


De João Melo a 24 de Maio de 2009 às 13:53
Olá amiga, em primeiro lugar acima tudo quero-te desejar um feliz aniversário, que Deus te proporcione muita saúde, paz, amor e muitos sucessos futuros. Quanto à resiliência, confesso que nem conhecia tal palavras, está mais que provado que se está sempre a aprender, é necessário ter-se a honestidade e humildade para se reconhecer esse facto. Desejo-te também um óptimo domingo. Bjs


De FONTE DE AMOR a 24 de Maio de 2009 às 14:20
A paz que hoje trago em meu peito é a confiança Naquele que criou e governa o mundo. Deus te conceda a verdadeira PAZ nesse Domingo . Fica com Deus e os carinhos meus,Evanir.


De NADJA a 24 de Maio de 2009 às 22:49
OIE DOALDINHA MIL FELICIDADES ..TE DOLU!!!
ACHEI LINDO DIVIDO COM VC!!!
Amizade é tudo aquilo que demonstramos mesmo em silêncio ,pois os melhores amigos são aqueles que até no silêncio nos fazem feliz." BOM FIM DE SEMANA •.__.•.__.•.__.•.__.•.__.•.__.•.__.•.__.•.__.•.__.


De mary90star a 24 de Maio de 2009 às 23:37
Amiga Bitu.
Parabéns por mais um aniversário!
Celebrar a vida, deve ser sempre motivo de alegria.
Espero que tenhas tido um dia muito feliz, venho muito tarde mas já falei contigo hoje.
A vida nem sempre é fácil e a tua tem muitos espinhos, mas a tua força interior, o teu sorriso,e o pensamento positivo faz de ti, sem dúvida, uma resiliente, eu diria uma "guerreira " da vida.
Tudo de bom.
Beijocas.


De Maria Papoila a 25 de Maio de 2009 às 21:28
Querida Bitu:
Muitos PARABÉNS!
TXIM TXIM!
VIVA A BITÚ!!!!
Beijo e grande abraço


De Lumife a 26 de Maio de 2009 às 14:38
Bem tentei chegar a horas para te dar os Parabéns mas tantas são as voltas que acabei por perder o comboio... Ainda vi o bolo bem florido e as taças acabei por não saber se as tinhas encontrado...

Minha Amiga desejo de coração que tudo tivesse corrido bem nesse dia e faço votos para que tudo de bom te acompanhe. Muitas felicidades.

Beijos


De Ane a 26 de Maio de 2009 às 21:13
Oi Bitu!Tornei a encontrar teu blog,fazia um tempinho que não lhe visitava.Tudo bem?Beijos!


Comentar post

Temas Recentes

Não é lamechice - é mesmo...

Ter êxito

...

Bratislava...onde o Pib c...

Água e Sabão: Contra as B...

Alentejo...sempre belo!

"pinceladas" emocionais :

“Resiliência é uma capaci...

Parabéns minha irmã! Te a...

Solidão!

Arquivos

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008