Segunda-feira, 1 de Junho de 2009
"pinceladas" emocionais :

 

 

Sendo hoje dia da criança, não posso deixar de salientar que,  por média diária, hoje mesmo,  vão morrer  4. 500 crianças, por falta de água potável!
Dia da criança deverá ser todos os dias do ano. Cabe a cada um de nós , contribuir para a mudança
 

 

 

Hoje, recebi por e-mail, este texto escrito pelo meu cunhado Zeca e não resisti a partilhá-lo convosco, não só por ser exactamente o que penso mas , também, como forma de levar, cada um de nós, a reflectir sobre a solidariedade e a necessidade de transmitirmos aos nossos filhos e netos, valores que grande parte da  humanidade parece ter esquecido.

"Os homens são capazes de tudo. Até de fazer o bem".

(escreveu António Barreto,no Público de ontem)
Alguém disse que os valores eternos da sociedade são:
moralidade, espiritualidade, ética.
Ora, podemos considerar a solidariedade humana como a síntese e a cúpula destes três valores eternos .
Este fim-de-semana foi um apelo à solidariedade. Bem sei que o Evangelho aconselha a que nem sequer a mão esquerda saiba o bem que faz a direita, para não se perder o mérito. Mas circunstâncias há, em que revelar o bem, poderá servir de "contágio" para que outros nos sigam o exemplo.
Por isso aqui revelo que anteontem, logo ao abrir da loja do Jumbo, lá estávamos às compras, sem esquecer o nosso contributo para o Banco Alimentar Contra a Fome. É sabido que são os não-ricos como nós, os mais solidários! E isto é tão verdade, que às 10 horas - uma hora depois de abrir - quando saímos, já havia quatro caixotes meio cheios!
Mas o que desejo sobremaneira realçar é a notícia de que este ano há mais 368 novos voluntários, muitos deles crianças dos seis aos doze anos!
É próprio de avós comoverem-se com esta notícia:  de imediato imaginei a felicidade que sentirá o meu neto, daqui a três anos, se lhe for dada oportunidade de participar nesta "festa", espicaçando-lhe desde a infância a generosidade, da mesma forma que espicaçámos à mãe dele, quando lhe colocávamos a alternativa - de quando em vez - de ela comer um gelado ou ir levar o gelado a um menino pobre que morava perto. A satisfação dela era tanta, que não dá para "pintar" aqui. Era, sem sombra de dúvida, o dia em que o gelado que não comia, melhor lhe sabia! Está inscrito na nossa natureza: "é melhor dar, do que receber".
Quanta responsabilidade cabe aos adultos, na educação para a generosidade!
 

 



Publicado por bitu às 15:21
link do post | comentar

11 comentários:
De NADJA a 1 de Junho de 2009 às 21:16
QUE LEGAL AQUI DIA DAS CRIANCINHAS SÓ DIA 12 DE OUTUBRO..PARABÉNS A TODAS AS CRIANCINHAS..QUE OS ANJINHOS DAS GUARDAS ILUMINEM E AS GUARDEM!!!BEIJUS E QUE TEXTO BELO...UMA OTIMA SEMANINHA!!!


De ZezinhoMota a 2 de Junho de 2009 às 08:43
Bitu!

Para além de ser um txto muito bonito! É realmente com palavras que se pode tentar chegar até aos corações.

As tuas visitas são sempre uma brisa do Sul que chega até mim...

Bom resto de semana.

Bjnhs

ZezinhoMota


De Ajuda Portugal a 2 de Junho de 2009 às 12:03
Lindas e sabias palavras.
O mundo de amanhã será dos pequeninos de hoje , e se eles não aprenderem a partir e repartir o mundo ficará muito feio.
Vamos continua a dar, para receber em dobro.
Obrigada pela visita.
Um grande beijo
Márcia


De Sindarin a 2 de Junho de 2009 às 12:35
olá amiga! magnífico texto. è realmente mto melhor ver a alegria na cara dos outros qdo damos. Obrigada pelo teu carinho com o lançamento do meu livro tb eu gostaria mto de te abraçar e conhecer pessoalmente mas outros dias virão e será bom k o teu amigo te veja junto dele. Vai ficar super feliz e tu a mim tb de maneira indirecta te fazes estar presente, Um imenso beijo para vocês todos e para a carolina dois cheios de sabor de gelado.


De soaresesilva a 4 de Junho de 2009 às 17:35
Nunca são demais os bons exemplos que deixamos às crianças. Se eles virem os Pais e os Avós a darem, com certeza que na vida não pedirão tanto...


De FONTE DE AMOR a 4 de Junho de 2009 às 20:07
Agradeço todo carinho ,desejo um abençoado final de semana ,também ofereço meu presente dos namorados postado no no meu kantinho .Fica c/Deus e os carinhos meus ,Evanir.


De Ane a 6 de Junho de 2009 às 20:14
Oi Bitu!Aqui o dia das crianças é só em outubro,mas vc disse bem,mães,crianças,nosso planeta...todo dia é dia deles!A citação de Antônio Barreto faz a gente pensar,gostei!Bjocas!


De mary90 a 14 de Junho de 2009 às 22:18
Olá amiga Bitu.
Aqui está um tema muito interessante.
É triste ver que muitas crianças não têm condições normais de vida passam fome e frio e quase vivem sem nada, algumas até são maltratadas.
Alguns pais são os culpados porque vivem sem condições mas querem ter muitos filhos a viver na miséria dada por eles porque não querem trabalhar e alguns são alcoólicos.
Em contraste existem muitas crianças afogadas em brinquedos e tudo o que é exagero para uma criança, roupa de marca da moda, telemóveis etc.
Mas dar e partilhar com os outros não faz parte do vocabulário deles.
São sinais dos tempos!....
Beijocas.


De NADJA a 16 de Junho de 2009 às 23:09
OLÁ ADORADINHA !!!!
OLHE QUE FOFO QUE RECEBI DIVIDO COM VC!!!
!"Não me coloque em seus olhos em forma de lágrima;posso rolar,cair e me machucar.Me ponha em seu coração para que a cada batida,você se lembre que eu existo...Ñ É FOFO KKKK
BEIJUS UMA FELIZ SEMANINHA ...TE DOLU TÁ!!!


De João Melo a 25 de Junho de 2009 às 22:10
Olá Bitu, é como bem dizes, felizmente ainda há muita solidariedade com os mais carentes e os mais solidários por vezes são os que menos podem pois são esses que compreendem o que é necessitar! Bjs


Comentar post

Temas Recentes

Não é lamechice - é mesmo...

Ter êxito

...

Bratislava...onde o Pib c...

Água e Sabão: Contra as B...

Alentejo...sempre belo!

"pinceladas" emocionais :

“Resiliência é uma capaci...

Parabéns minha irmã! Te a...

Solidão!

Arquivos

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008