Sábado, 18 de Julho de 2009
Alentejo...sempre belo!

A nossa Vida nem sempre é como gostaríamos ou como a delineamos. A família, o trabalho, por vezes, não nos deixam muito tempo livre  e o pouco que fica tem que ser muito bem distribuído , pois há imensas coisas que gosto e me dão prazer fazer. Agora que a minha neta foi de férias, fico com um pouco mais de tempo para mim pelo que  foi vou fazer os possíveis para não estar tanto tempo sem aqui vir postar e visitar os blogs amigos.

De qualquer modo quero AGRADECER a todos os meus Amigos e Amigas que continuam a visitar-me, e principalmente para TI que aqui estas lendo estas simples palavras um Beijo Enorme de reconhecimento e Amizade.

Deixo-vos com algumas fotos das minhas curtas férias em terras do sul.

(S. Torpes)


 

 

Lenda da Praia de S. Torpes

 

No ano 67 da nossa era cristã, um oficial da casa do Imperador Nero, Torpes, fora decapitado em Pisa e lançado ao Amo, por se ter manifestado adepto do cristianismo. A 17 de Maio do mesmo ano foi encontrada, junto à Foz da Ribeira da Junqueira, a cabeça do Santo Mártir, velada por um cão e um galo.

Logo que Celerina, esposa de Lúcio Venôncio, "mais tarde santificada" e radicada em Évora, soube do evento e deslocou-se a Sines para dar sepultura condigna ao Santo. Então, no local onde aportou, foi erguido um maravilhoso templo cristão, talvez o primeiro da Europa, que foi arrasado em 711.

Dizem que o corpo do Santo varara na costa francesa, hoje denominada Saint Tropez, na região da Provence.

A verdade é que a praia portuguesa onde aportou a cabeça do Santo se denominou desde logo São Torpes e a herdade que com ela confina se chama ainda Provença.

 

Beijinhos e Abracinhos

 


:

Publicado por bitu às 23:47
link do post | comentar

12 comentários:
De Sindarin a 19 de Julho de 2009 às 19:19
Querida querida amiga! Como estás e a linda Carolina? Como estão todos? Desculpa se não te tenho visitado como devia. Parti um pé ando amuada e irritada já lá vão 5 meses e ainda me dá k fazer. Não temos férias, os exames ñ correram mto bem e por isso quase nem me apetece visitar ninguém. Mas a ti querida assim k vejo um comentário teu venho logo a "correr" trazer um beijinyho e agradecer a tua amizade. Tenho de actualizar o teu link tb k tenhoa inda o antigo. Desculpa-me sim? Não tenho sido uma boa amiga nem sequer amiga de todo. Perdoa-me por favor. Um grande beijinho para ti querida estás linda na foto. S. Torpes tão perto de Porto Côvo k saudades...e k linda a lenda k desconheci. Um imenso abraço vou tentar redimir-me com mais visitas. Adoro-te amiga sinceramente.


De Nylda a 19 de Julho de 2009 às 20:51
Olá amiga linda...
Obrigada pela tua visita.
É verdade que a vida nem sempre é como desejamos, por este ou aquele motivo não conseguimos fazer o que realmente gostamos, falta-mos tempo. Quando tudo que deveriamos fazer era justamente aquilo que gostamos. Infelizmente nem sempre pode ser, mas já é muito bom quando de quando em quando entramos no nosso blog e lemos um comentário como o teu querida amiga. Fiquei mto feliz com a tua presença. Espero que estejas bem e a família também. Um grande beijinho para ti a tua netinha linda e família. Uma linda e feliz semana.


De Maria Papoila a 19 de Julho de 2009 às 20:55
Querida Bitu:
Gostei tanto da tua visita! As tuas férias foram passadas na minha praia preferida... S. Torpes! O que eu hoje aprendo aqui!
Beijos


De mary90star a 19 de Julho de 2009 às 21:37
Olá amiga Bitu.
Chegamos de férias quase ao mesmo tempo.
desta vez não fomos ao Alentejo.
Desconhecia esta lenda, estamos sempre a aprender.
Tal como tu o meu tempo é muito pouco, mas ainda vai ser menos porque agora começam os colegas a ir de férias, e o trabalho é a dobrar.
Que bela praia, e que veraneante giraça.:)
Boa semana.
beijocas.


De FONTE DE AMOR a 20 de Julho de 2009 às 02:23
Use a sua força de vontade para fazer afirmações positivas e construtivas para a sua vida.E dessa forma Deus estara sempre contigo receba meu carinho nesse final de Domingo ,e um feliz dia do amigo amanha amada beijos fica com Jesus,Evanir . .


De "Cantinho Da Florinda" a 20 de Julho de 2009 às 11:17
Olá nina!
Muito bem a nina foi dar à perna (Passear)
Gostei imenso de ler a lenda dessa praia, porque gosto de saber das histórias e lendas de Portugal, como nunca tive na escola assim fico a saber, estás ali na praia muito bem, que inveja .
Ok agora estou no ir, agradeço imenso o teu comentário e continua bem porque tristezas não pagam crieses .
Beijinhos e fica bem.


De NADJA a 21 de Julho de 2009 às 00:32
ADORADINHOS!!!!
Um dia especial, requer
uma mensagem especial a quem realmente mereça!
Vc faz parte do meu mundo interno.
Ser sua amiga é um prazer, ter
sua amizade é uma grande honra.
Obrigada por seu carinho...
BJUS!
ESPERO POR VC NO MEU MUNDINHO!!!
http://mundomisticodanadjinha.blogger.com.br/
que beleza de fotos amiguinha!!!


De MARY a 23 de Julho de 2009 às 21:31
Amiga Bitu!
Tudo bem? Vim matar a Saudade!
Aqui aprendo sempre algo novo!
Estava sem Computador!!!!Snifff...Teve que formatar.
Acho que peguei um virus no Orkut!
Agora ele voltou do técnico,mas acho que perdi algumas coisas e outras não encontro!!!Sniff...
Nem o Bloco de Notas estou achando!!!Snifff...
Eu tentei entrar na net pelo PC do Jairo,mas perdi a paciência,é muito lento!!!
Cheguei a postar algumas caixinhas no meu Blog novo "MEUS TRABALHOS". Acho que Vc ainda não conhece este Blog.Qdo puder passa pra ver!
Agora vou colocar os blogs e sites "Favoritos" de novo aqui no meu PC!
Beijinhos !
MARY.


De MARY a 23 de Julho de 2009 às 21:38
Amiga Bitu!
Voltei , pois tinha colocado o endereço do novo blog errado.
O certo é:
http://meustrabalhosmary.zip.net
E o que Vc sabe ,a minha "COZINHA":
http://cozinhandocommary.zip.net
Não tinha dito mas acho que Portugal deve ser um belo país,um dia quem sabe irei conhecer!
Beijos,
MARY



De Ane a 24 de Julho de 2009 às 00:58
Oi Bitu!Foi um prazer receber sua visita lá no meu cantinho,volte sempre!Passou férias numa praia,que coisa boa!Um abraço pra vc!


Comentar post

Temas Recentes

Não é lamechice - é mesmo...

Ter êxito

...

Bratislava...onde o Pib c...

Água e Sabão: Contra as B...

Alentejo...sempre belo!

"pinceladas" emocionais :

“Resiliência é uma capaci...

Parabéns minha irmã! Te a...

Solidão!

Arquivos

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Novembro 2008

Outubro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008